domingo, 16 de outubro de 2022

Várias notas

 Todo padre, todo frei, todo bispo, todo cardeal, todo papa, é fiel seguidor dos ensinamentos de Cristo? Não há padres, freis, bispos, cardeais, papas que, inimigos da Igreja, estão, desde dentro dela, a corroê-la, a envená-la, a machucá-la, a matá-la? Quem ludibria os católicos mais facilmente: o inimigo declarado da Igreja que, desde fora dela, ataca-a, ou o inimigo dela que, no seio dela, autorizado a falar em seu nome, agride-a? É dever de todo católico defender a Igreja de seus inimigos, estejam estes dentro, ou fora, dela. A Igreja sofre porque muitos católicos, ingênuos, acreditam que toda pessoa que verga a batina é um cristão autêntico.


*


A pessoa que diz, num tom de indignação (fingida) "A política está polarizada. Temos de acabar com a polarização." quer, ao contrário do que dá a entender, dizer "O Bozo, e só ele, seguido pelos bolsonazis, está radicalizando o discurso, atacando as instituições democrática. O Brasil tem de dar fim a ele e exterminar os bozozinhos." Entendo que tal pessoa, hostil ao contraditório, quer a volta de uma era de monopólio do discurso de esquerda. Bons tempos aqueles em que os esquerdistas diziam o que bem entendiam e ninguém ousava contradizê-los. E o mais interesse de tal história é que as pessoas que se dizem de centro, da terceira via, os nem-esquerda-nem-direita, nem-lula-nem-bolsonaro, subscrevem o pensamento esquerdista.


*


Não é difícil ouvir dizerem por aí: "O homem sábio muda de idéia.". Ou outra frase equivalente. Não é difícil, também, entender o que as pessoas que adoram falar tal frase querem com ela dizer. Traduzo-a: É burra toda pessoa que tem acerca das coisas do mundo idéias diferentes das minhas; para se tornar sábia ela tem de abandonar todas as suas idéias e concorda com tudo o que eu digo.


*


Só há ciência se há questionamento. Os Seguidores da Ciência, desde há dois anos, jamais deram sequer uma prova científica da ciência que dizem ter seguido. Se respeitassem a ciência, se tivessem espírito científico, questionariam as verdades científicas que cientistas espalharam aos quatro ventos, ao invés de as adotarem como verdades que merecem ser adotadas acriticamente. Parece-me que a postura dos tais Seguidores da Ciência está no campo da crença religiosa materialista, cientificista, destituída de transcendência, ou, melhor, da crendice supersticiosa que atribui aos cientistas, em especial aos personagens midiáticos que assumiram aos olhos do vulgo a figura de seres celestiais omnissapientes, poder de vida e morte sobre todas as pessoas.

Muitas palavras acima pedem aspas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário