sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Não se conhece

- Sergio, por que você, uma pessoa inteligente, vota no Bolsonaro?
A pessoa que me faz tal pergunta, eleitora de [incluir, aqui, o nome de um dos concorrentes do Bolsonaro], quer dar a entender que eu, porque inteligente, tenho de votar no [incluir, aqui, o nome de um dos concorrentes do Bolsonaro], candidato em que ela também vota. Então, não há o que negar, e sei que não estou em erro, tal pessoa se tem na conta de criatura inteligentísssima e na conta de pessoas desprovidas de inteligência todas as que votam no Bolsonaro, o que me obriga a concluir que ela acredita, piamente, que o que pensa acerca de si mesma, dos eleitores de [incluir, aqui, o nome de um dos concorrentes do Bolsonaro] e dos eleitores do Bolsonaro reproduz a realidade. Se inteligente, tal pessoa jamais me faria tal pergunta, pois ela saberia que eu, inteligente, segundo ela, iria dissecar-lhe a mente a ponto de entender quais sentimentos e pensamentos a movem: a da superestimação de si mesma e das pessoas que, do mesmo modo que ela, votam no [incluir, aqui, o nome de um dos concorrentes do Bolsonaro] e a da subestimação das pessoas que votam no Bolsonaro; e concluiria que ela é pessoa orgulhosa e arrogante, que se acha membro de uma classe superior, e alimenta sentimento de desprezo por pessoas que não votam no [incluir, aqui, o nome de um dos concorrentes do Bolsonaro]. Neste caso, portanto, não é ela uma pessoa inteligente. Ou ela, então, no alto de sua superioridade, me despreza, e me tem na conta de um sujeitinho patético e burrinho, mas me elogia apenas para que, me sentindo inferior, e desejando me fazer de superior, eu abandone o Bolsonaro e declare voto no [incluir, aqui, o nome de um dos concorrentes do Bolsonaro]. Se é esse o conceito que faz de mim, então ela não é tão inteligente quanto pensa que é e eu não sou o tolo que ela pensa que sou, afinal eu, entendendo-lhe a postura, não me revelo o burrildo que ela pensa que sou e demonstro que ela é incapaz de avaliar a minha inteligência, que me permte avaliá-la, e a própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário