sábado, 8 de outubro de 2016

Acabou-se o PT?

Li que o Lula declarou que o PT não acabou, e que não acabará. Muitas pessoas tomaram tal declaração como um atestado de sandice, ou de alienação da realidade. Mas, cá entre nós: Ele disse a verdade. O PT não acabou, e não acabará tão cedo - talvez nunca. Além do mais, PT é apenas uma sigla de um partido político brasileiro, e nada mais. É apenas um símbolo composto de duas letras, e pode ser alterado, ou substituído por outro, ou simplesmente abandonado por aqueles que hoje vivem sob ele.
E a estrela vermelha perdeu o brilho. E os petistas não a exibem, na campanha eleitoral deste ano. Atitude inteligente, convenhamos. Por que a exibiram os petistas se ela traz más lembranças aos brasileiros, e é, hoje, o símbolo de tudo o que há de ruim no Brasil? Escondem-na, e não o fazem por covardia, tampouco por vergonha, mas, sim, por um instinto de sobrevivência política, que, convenhamos, é superior ao dos seus adversários políticos (ou supostos adversários?).
Os petistas transferirão o trabalho de pôr fogo no Brasil aos seus aliados (e as ações vandálicas que se presenciaram, nestes dias, são apenas o prólogo de um movimento violento, que se intensificará nos próximos dias, meses, anos, décadas), e misturar-se-ão com outros partidos, e muitos dentre eles se bandearão - e alguns já se bandearam - para outros partidos de esquerda - isto é, para qualquer partido brasileiro, pois todos são de esquerda. Enfim, mudarão os petistas de nome, de etiqueta, de símbolos, de recipientes, e continuarão com as mesmas idéias, com a mesma ideologia, com a mesma prática política, fazendo mudanças num ponto ou outro, isto é, continuarão petistas, mas com outros nomes.
O Lula tem o hábito de falar certas verdades, que as pessoas tomam como mentiras, e o de falar muitas mentiras, que as pessoas tomam como verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário