domingo, 24 de dezembro de 2023

Piruás e Farelos - volume 22

 Piruás e Farelos - volume 22.

Perguntas para o esquerdista, socialista, marxista, comunista.

Por que o Nordeste é a região mais pobre do Brasil, a mais violenta, a mais analfabeta, se os petistas, esquerdistas, socialistas, marxistas, comunistas, gente que sempre produz riqueza e justiça e igualdade por onde passa, o dominam desde os anos 1980?

*

Se o capitalismo produz miséria e injustiça, e políticas anticapitalistas riqueza e justiça, por que a Venezuela, país do qual as atividades capitalistas, mesmo que poucas, foram extirpadas, é hoje um país mais pobre, mais miserável, mais injusto, mais violento do que antes da concretização das políticas anticapitalistas de Hugo Chaves?

*

Se o capitalismo produz miséria, por que o estado de São Paulo, o mais capitalista dos estados brasileiros, é do Brasil o estado mais rico?

*

Por que os socialistas, marxistas, esquerdistas, gente que vive de amaldiçoar o consumismo capitalista, adoram flanar pelos shopping center e comprar todo penduricalho e quinquilharia inúteis que os capitalistas produzem?

*

Por que os socialistas, que tem no governo socialista cubano o modelo, lutam por um salário maior, se o salário que recebem todo santo mês lhes dá para adquirir os bens que lhes atendem à subsistência? Querem eles maior salário para poderem ir às lojas capitalistas comprar mais produtos que os malvados capitalistas produzem e vendem? Não estariam, neste caso, os socialistas, enriquecendo os capitalistas? Não seria o correto os socialistas pedirem pela redução do próprio salário para que, assim, com menos dinheiro no banco (uma instituição capitalista - e ao deixarem seu rico dinheiro em conta bancária os socialistas estão a favorecer os malvados capitalistas, que deles usam o dinheiro para amealhar ainda mais dinheiro), sejam menos seduzidos pelo desejo de comprar parafernálias capitalistas? Não seria melhor - ou pior, a depender do ponto de vista - para si mesmos e para toda a humanidade, se, em vez de insistirem em receber, todo santo mês, um salário, os socialistas abrissem mão do salário que recebem e exigissem do governo os produtos de que precisam para a subsistência, e apenas estes?

*****

Na farmácia Tal, o remédio X, mais barato do que em todas as outras farmácias, é caro.

*****

E o preço do açúcar, hein?! 'cê viu?! 'tá salgado.

*****

Bolsonaro é fascista? O que nos ensina Mussolini?

O Mussolini dizia: "Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato", que em vernáculo de Camões fica: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado". Se é assim, então, pensemos: "A educação, a saúde, a segurança pública, as políticas ambientais, culturais, enfim, toda atividade humana está sob governo do Estado, esta entidade suprema infalível. O presidente Jair Messias Bolsonaro defende uma política educacional, a da educação em casa, que contempla a ação do indivíduo fora da esfera estatal, e o direito do cidadão à posse e ao porte de armas, e, por extensão à legítima defesa, com a liberdade, portanto, de atuar, fora da esfera do Estado, em ações de segurança. E ao reduzir a carga tributária e desregulamentar inúmeros setores da economia tirou das mãos do Estado ações dos indivíduos. Como se vê, nestes poucos exemplos, o presidente Jair Messias Bolsonaro defende idéias, e durante os seus quatro anos de um governo vitorioso e bem-sucedido, pô-las em prática, que vão de encontro à sentença fascista de Mussolini. E o que pensam os nazistas?! Ora, eles têm, desconsiderando detalhes de nenhuma importância, as mesmas idéias dos fascistas. E o que dizem os comunistas, os socialistas, os esquerdistas? A mesma coisa que os fascistas e os nazistas, com umas e outras diferenças insignificantes. Todos eles, os fascistas, os nazistas, os comunistas, os socialistas, os esquerdistas, querem tudo dentro do Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado. Então, é o presidente Jair Messias Bolsonaro fascista?"

*****

O sabido e o ignorante.

"O João é ignorante. Nada sabe de Português. Nada sabe, aquele ignorante, da História do Brasil. E de Matemática ele não sabe um "a", o ignorante. E aquele ignorante ignora completamente a Física." "O que tu sabes de Português, e de História do Brasil, e de Matemática, e de Física? Tu podes me dar um exemplo de superlativo e conjugar o verbo "pensar" no pretérito-mais-que-perfeito? Qual foi o papel do Barão do Rio Branco na consolidação do território brasileiro? Qual linha de pensamento Pitágoras seguiu para chegar ao teorema que dele recebeu o nome? Qual é a Primeira Lei da Termodinâmica?" "Vá se ferrar, cara! Estou falando do João, e não de mim."

*****

Quem é fascista?

O Mussolini dizia: "Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato", que em vernáculo de Camões fica: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado". Se é assim, quem acredita que cabe ao Estado determinar toda política educacional, de segurança pública, de saúde, e cultural, e ambiental, enfim, quem acredita que todo cidadão deve pôr o Estado no altar e diante do Estado servilmente genuflexionar-se tem mentalidade fascista.

*****

Cuidado com os falsos silogismos.

Se é de um silogismo falsa a premissa maior, a conclusão dele fatalmente é falsa.

Um exemplo:

Premissa maior: Todo animal que voa é pássaro.

Premissa menor: Morcego voa.

Conclusão: Morcego é pássaro.

.

Os desavisados, ingênuos, sugestionáveis, se desconhecem um certo assunto, do qual trata um sofista mestre em erística, e pilantra de marca maior, ludibriados pela irretocável lógica silogística que ele emprega, são por ele facilmente ludibriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário