domingo, 26 de maio de 2024

Quarenta

 Piruás e Farelos - volume  40


Socialismo e capitalismo.


Os meios de produção estão, na economia capitalista, nas mãos da iniciativa privada, e na economia socialista nas do Estado. Na Venezuela, estão nas mãos do Estado; portanto, é a economia venezuelana socialista.

.

Dizem os socialistas que a economia capitalista produz desigualdade e pobreza, e a socialista igualdade e riqueza. Se é verdade, por que na Venezuela se vê tanta desigualdade e pobreza?!

.

No Brasil, o Estado asfixia os meios de produção privados ao impôr aos capitalistas carga tributária extorsiva e regulamentos inúteis, e barreiras, vou assim dizer, invisíveis, convertendo as empresas privadas, na prática, em propriedade estatal. E a economia brasileira não desenvolve todo o seu potencial. Tal fracasso é o resultado da sua parcela capitalista, insignificante, ou da sua parcela socialista, predominante?


*****


Escola militar e educação domiciliar, e a intolerância dos tolerantes.


Pessoas querem estudar em escolas públicas. Estudam. Pessoas querem estudar em escolas particulares. Estudam. Pessoas querem estudar em escolas católicas. Estudam. Pessoas querem estudar em escolas militares. Estudam. Pessoas querem estudar em casa. Estudam. Pessoas não querem estudar. Não estudam.

Toda pessoa que se apresenta como defensora da liberdade tem a obrigação moral de respeitar de cada pessoa a decisão de estudar nesta e não naquela escola, ou em nenhuma escola, mas em casa, ou não estudar o que quer que seja, caso assim deseje. O que se vê, no entanto, sempre que se põe na mesa a educação domiciliar e a escola militar, é gente que se tem na conta de herói da Liberdade mover mundos e fundos contra elas, e xingar de tudo quanto é nome quem as defende. Por que tanta raiva àqueles que defendem escola militar e educação domiciliar?

Da cabeça das pessoas que defendem a educação domiciliar e a escola militar e da das pessoas que decidem por uma destas formas de educar-se está o desejo, a vontade de obrigar todas as pessoas a optarem por uma delas? Não. Da cabeça delas, um pensamento: "Quem quiser estudar em escola militar, estude; quem quiser estudar em casa, estude. Cada um que faça o que bem entender. Uma cabeça, uma sentença."

Inspiraram-me as palavras acima uma história que um passarinho me contou: O governo do Estado de São Paulo faz legal a escola militar, assim concedendo a quem o desejar nela estudar; mas há uma turminha da pesada, tolerante e amável, turminha que não quer porque não quer que estude em escola militar quem nela deseja estudar; turminha, tão pacífica! tão democrática! tão gente boa! tão tolerante! que armou uma arruaça, não sei onde, para impedir que o governo do Estado de São Paulo admita àqueles que querem estudar em escola militar o direito de estudarem em escola militar. E o que tal turminha alega contra a escola militar? Qualquer coisa que as minhocas que lhe recheiam a caixa craniana lhe inspiram.


*****


Estado, o todo-poderoso.


Para os esquerdistas, o Estado tem de controlar todos os serviços, os de saúde, os de segurança, os de educação, os de trânsito, todos, enfim, e nenhum deles pode ficar nas mãos da iniciativa privada, pois, entendem, o Estado é perfeito, infalível, todo poderoso, e é seu objetivo o bem coletivo, e a iniciativa privada só tem um fim, o lucro. Se é assim, o que explica, no Brasil, a má qualidade dos serviços estatais? Por que tem o Brasil um dos piores sistemas educacionais públicos dentre os de todos os países? Por que é o Brasil tão violento, se o serviço de segurança pública está nas mãos do Estado?! Se os serviços de saneamento básico são de responsabilidade do Estado, por que 100 milhões de brasileiros não tem água encanada e sistema de esgoto?! Por que no Brasil, todo ano, repete-se desastres naturais nos mesmos lugares, deslizamentos de terra em Petrópolis, enchentes no Sul, queimadas na Amazônia, etecétera, e tal?! Por que as cidades brasileiras são tão sujas, se os serviços de limpeza estão nas mãos do Estado?! Por que o sistema de saúde público é tão ineficiente, incapaz de atender a contento as pessoas que a ele recorrem?!

O Estado é uma instituição jurídica, e só, mas os esquerdistas o têm na conta de uma entidade cósmica omnissapiente. Substituíram os esquerdistas, estes seres crédulos, Deus pelo Estado. É a religião dos esquerdistas o estadismo. É o Estado o senhor deles.

É o lema dos esquerdistas: "Tudo para o Estado, tudo dentro do Estado, tudo pelo Estado." Já ouvi, não me lembro onde, uma frase parecida com esta.


*****


Qual é a escolaridade do Lula? Qual é a formação intelectual dele? Ele é leitor de bons livros, em especial dos clássicos? O Lula é fluente em quantos idiomas? O Lula conhece a História do Brasil? E a História Universal? Algum jornal já publicou artigos que o Lula escreveu?


*****


O Lula não fala palavrões, mas diz cada uma! Ele já falou do bem que a natureza fez ao criar o coronavírus; certa vez disse que o homem, se deseja bater na mulher, que o faça fora de casa; já desdenhou dos ajudantes gerais; já disse, em plena tragédia no Sul, que está, ou irá, a torcer pelo Grêmio e pelo Inter. E tem a história do acidente com um Boing, acidente que vitimou 346 pessoas.


*****


A pessoa bem informada


- Sou uma pessoa bem informada.

- É?!

- Sou. Assisto à Globo, à Globo News, à CNN, todo dia. E todo dia leio UOL, Folha, Brasil 247, Diário do Centro do Mundo.

- É... Você é uma pessoa bem informada.

- É impressão minha, querido, ou há uma ponta de ironia na sua fala?!


*****


O homem de princípios.


Abordou-me à fila do banco um homem, que me disse:

- Sou um homem que honra seus princípios. O Agro é fascista, eu sei; então, nego-me a comprar o que o Agro produz. Não vou dar lucro ao Agro fascista, certo?! Semeio, cultivo e colho a minha comida. Os capitalistas exploram o trabalhador, deixam-los na pindura, comendo o pão-que-o-diabo-amassou, enquanto amealham fortuna faraônica e refestelam-se em banquetes fradescos. Eu, que sei que os capitalistas não prestam, e eu não lhes quero enriquecer, lhes não compro o que eles produzem, assim eu não os enriqueço. Defendo a liberdade: que cada pessoa faça o que lhe der na telha. Não mexo uma palha para dizer para quem quer que seja no que ele tem de acreditar e o que ele tem de fazer da própria vida. Sou a favor da igualdade de renda; para acabar com a desigualdade, distribuo a minha renda às pessoas mais pobres do que eu. Ora, se acredito que ninguém pode ter mais grana do que ninguém, eu não posso ter mais grana do que ninguém, então separo para mim apenas o de que preciso para comprar o arroz-e-feijão de todo dia, conservar um teto sobre a minha cabeça e manter-me embrulhado em vestes que me protegem das intempéries, e só. Não espero o governo distribuir a minha riqueza aos mais pobres; a iniciativa de distribuir-lhas tem de ser minha. Ora, eu tenho de praticar o que prego, não é verdade?!


*****


O seguidor da ciência.


Segue a ciência, mas jamais conversou com Aristóteles, Galileu, Pasteur, Einstein, Newton, Koch, Linnaeus, Gödel, Penrose, Darwin, Oswaldo Cruz, Alexander von Humboldt, Carlos Chagas... E jamais consultou um tratado de biologia, de astronomia, de química, de física, de mecânica quântica..., tampouco lambeu-lhes a capa. E diz seguir a ciência! De fato, segue-a, de longe, de tão longe que sequer a vislumbra ao horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário