sexta-feira, 28 de maio de 2021

Três

 ... e Pindamonhangaba progride.


Pindamonhangaba era uma cidade atrasada. Repito: Pindamonhangaba era uma cidade atrasada. E por que digo que era Pindamonhangaba uma cidade atrasada, e não digo que ela é uma cidade atrasada? Ora, porquê!? Há poucos dias, inauguraram aqui em Pindamonhangaba, a minha querida Princesa do Norte, um estabelecimento comercial, um supermercado, que tem, em seu interior, uma escada rolante. E que funciona. Na verdade, é uma rampa rolante, e não uma escada rolante. Mas tal detalhe não vem ao acaso. É a primeira escada - quero dizer, rampa - rolante erguida aqui em Pibdamonhangaba. Agora, todos os pindamonhangabenses podemos, orgulhosos, bater no peito, e anunciar aos quatro ventos: "Temos escada rolante!" E Pindamonhangaba converte-se numa das raras cidades do interior de São Paulo que entraram, e de cabeça, na modernidade. É o progresso. Não é uma escada rolante, eu sei; é uma rampa rolante; para todos os efeitos, todavia, é a rampa uma escada, e rolante. Viva o progresso!

*

Dor de dente. Peixe de água doce e peixe de água salgada. Perguntas sem pé nem cabeça.


Faz, já, algum tempo, que eu, dor de dente a atormentar-me, fui consultar uma dentista. Falei-lhe do meu caso, do dente, da dor, e, sentado na cadeira de tortura, à solicitação da dentista, abri a boca para ela examinar os dentes que ainda me restam, principalmente o que me doía. E deu a dentista o prognóstico, seguido das seguintes palavras: "Vamos extraí-lo." E ela mo extraiu, com todo o carinho do mundo. Sai do consultório, a cara inchada. Eu retornaria àquele consultório, para nova consulta, uma semana depois. E assim foi. No dia aprazado lá estava eu, sentado na cadeira de tortura, ajeitando-me quando a dentista pergunta-me: "E o dente? Está doendo?", referindo-se ao dente que me extraíra sete dias antes. Tão logo me fez a pergunta, comentou, rindo: "Como sentir dor no dente que eu arranquei semana passada?!". Eu sorri, divertido.

*

Fui a peixaria, e tão logo um de seus funcionários atendeu-me, eu lhe disse: "Pediram-me para eu comprar peixe de água doce, e não de água salgada. Quais de água doce vocês têm?" E ele apontou-mos: eram três, ou quatro. E eu, sem titubear, perguntei-lhe: "E os outros são de água salgada?" E ele respondeu-me que sim, que os outros eram de água salgada. Não demorei para entender a minha tolice; e assim que paguei pelos peixes que pedi, já afastando-me da peixaria perguntei-me, rindo de mim mesmo, se havia peixe que não vive em água doce, tampouco em água salgada. O funcionário, que me atendeu, da peixaria tratou-me com o mais profundo respeito e de mim não riu - acho que não, pois a máscara que lhe cobria a cara não me permitia ver-lhe o rosto. Uma pulga, no entanto, está a coçar-me a orelha: Assim que me retirei da peixaria, aquele funcionário, rindo a bandeiras despregadas, contou a história que protagonizei a todos os outros funcionários, uns seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário