terça-feira, 30 de maio de 2023

Cinco notas

 O homem servil e autoritário


Uma parcela considerável da população adora autoritarismo, e desde sempre. E tal gente tem mentalidade servil e autoritária. Servilidade e autoritarismo numa só pessoa?! E não é o que vemos? O homem servil bajula o homem autoritário e, imitando-o, rouba à liberdade o homem livre. 


*


Governo ataca o Agro.


Quem pensa que cuidar de uma propriedade rural é fácil que mantenha no quintal de sua casa uma horta ou um pomar, e veja no que dá. Dá erva daninha e praga e caramujo a três por dois - um dia de descuido, e lá se vai toda a plantação. Infelizmente, estamos a ver políticos, que deveriam ter a responsabilidade de cuidar da coisa pública, e da particular, respeitando, desta, os direitos do proprietário, a pôr lenha na fogueira de um movimento criminoso a financiar invasões de terras, sob o pretexto, inadmissível, de justiça social. Não são poucas as pessoas, e refiro-me ao cidadão comum, que vê justiça em tal política, e que está a coonestar os atos criminosos. O que vemos? Presidente a chamar o Agro de fascista. E com qual propósito? E vice-presidente a se reunir com ditos movimentos sociais de sem terra? E no mesmo dia, ou em intervalos pequenos de dias. Qual mensagem estão a transmitir à sociedade?! Conflitos no campo e ação legal a favorecer invasores e prejudicar proprietários de terras geram violência e insegurança jurídica, e, consequentemente, desincentivo aos investimentos, e, enfim, desabastecimento e aumento do preço dos alimentos. E de quem é a culpa?! Do produtor rural, do Agro e dos donos dos supermercados, claro!


*


Frango, peru, fígado, filemignon, abóbora e picanha


Hoje em dia, no Brasil come-se frango, e arrota-se peru. Tal ditado não é apropriado à atual conjuntura política e econômica brasileira. Então, outro: come-se fígado, e arrota-se filemignon. Também não é este apropriado. Quero dizer que muitos brasileiros, desmazelados, vivem, à margem do córregos fétidos, em tugúrios, e acreditam que o Castelo de Windsor está a um passo. Achei um ditado, este apropriado: Come-se abóbora, e arrota-se picanha. 


*


Dos ativistas ambientais e sociais


Uma vez, fui arrumar o quarto, e levantei tanta poeira, que espirrei a ponto de jorrar fora um pedaço de meu cérebro, e um punhado de ranho, que se me pendurou pelas bordas das fossas nasais. Fui obrigado a interromper a varreção, para limpar-me. A vida é mais complicada do que parece. E fecho com o Peterson. No jardim da praça mais próxima da casa de muitos ativistas há ninhos de animais os mais peçonhentos e sujidade sem conta, mas o importante é brandir um cartaz com o dizer "Salve a Amazônia."


*


Sejamos loucos! - A insana incorreção do Politicamente correto


Estamos num mundo de gente doida, muito doida. Ora se faz de tudo para definir o sexo (lembremos da "presidentA"; ora insiste-se num tal de pronome neutro. Numa hora, fala-se em "x" a substituir a última letra de substantivos e pronomes (alunx, elx); noutra, inventa-se substantivos neutros. Num dia, diz-se que a criança em seu estágio embrionário não é um ser vivo; no dia seguinte, diz-se que dentro de um ovo de tartaruga há um ser vivo. É de enlouquecer todo cristão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário