quarta-feira, 25 de abril de 2018

Memórias do tempo de escola

Estudei, no pré-primário, em 1977, 1978 e 1980; cursei, de 1981 a 1988, o primário, de 1989 a 1991, o colegial, e, nos anos de 1992 a 1995, a faculdade. Não me recordo de como era o ambiente escolar no pré-primário e na primeira série. Minhas lembranças deste período são vagas. Recordo-me, unicamente, do nome das professoras e de alguns alunos, de cujos nomes não me lembro. Dos anos seguintes tenho muitas lembranças, e no que diz respeito aos professores, digo: apenas um deles eu o chamo de Professor, assim mesmo, em inicial maiúscula, o único que, além de dedicado, apaixonado, digo, pelo ofício de ensinar, tinha maturidade e senso de responsabilidade raros, e amor pela matéria que lecionava. Dos outros professores, só posso dizer: muitos eram dedicados ao ensino, mas despreparados, não poucos eram indiferentes aos alunos, e não eram raros os que faziam da sala-de-aula um local angustiante para si mesmos, e para os alunos, ao descarregar sobre nós seus ressentimentos, suas angústias, suas frustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário